Relógio para Blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Roteiro do meu EU

Roteiro do meu  EU.                

 Agora você  vai desencadear  respostas que envolvam   uma  busca de significados, partindo da leitura do seu mundo.

- Quem sou?

- Qual o meu nome?

-Porque tenho este nome?

- Onde posso pesquisar sobre minha  história?

- Em que documentos?

- Através de  entrevistas?

-Com quem?

-Como eu era quando nenê?

- O que gostava de fazer?

-Tenho algum objeto guardado ligado aminha história?

- Como posso registrar a minha história?

-Onde nasci?

-Onde meus pais nasceram?

- Porque não ficaram lá?

-Porque agora estamos morando aqui?

-como posso representar o lugar onde moro?

-Será que gostaria de morar em outro lugar?

- Qual?

- Porque?

-minha casa como é?

-Do que é feita?

- É igual a do vizinho?

-Minha casa é suficiente para minha família?

-Porque?

-Como eu gostaria que fosse?

- Onde eu moro é alto? Baixo?

- É  seco ou úmido?

-Quem são meus vizinhos?

- De onde vieram?

- Porque vieram para cá?

- Como eu venho para a escola?

- É longe?

-Por quais ruas eu passo?

- Como é o nome da minha rua?

- O que fica mais perto  da minha escola?

- O ônibus passa perto da  minha casa?

- Qual é o nome do ônibus?

- Quanto custa a passagem?

- Para quem vai o dinheiro?

- Quem usa este ônibus lá em casa?

- Porque eu venho para está escola?

- Quem compra meu lápis e caderno?

- É caro? Porque?

-Quem será que fabrica estes materiais?

-De onde vem o lápis?

- Será que é preciso que eu estude?

- Porque?

- Eu preciso trabalhar, porque?

Agora relate que você é aos seus colegas em 2012?




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

música " se és feliz"

SE ÉS FELIZ.

O1- SE ÉS FELIZ QUERO TE VER BATER AS MÃOS.

SE ÉS FELIZ QUERO TE VER BATER AS MÃOS.

SE ÉS FELIZ PRA EU PODER ACREDITAR,

 SE ÉS FELIZ QUERO TE VER BATER AS MÃOS.

02- SE ÉS FELIZ QUERO TE VER BATER OS PÉS.

03- SE ÉS FELIZ QUERO TE VER  A GARGALHAR.

04- SE ÉS FELIZ QUERO TE VER FAZER ATCHIM...

05-SE ÉS FELIZ QUERO TE VER   ASSOBIAR.

06- SE ÉS FELIZ QUERO TE VER DIZER LEGAL.
07- SE ÉS FELIZ QUERO TE VER A REBOLAR

consumismo

Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”.

O consumista diferencia-se em grande escala do consumidor, pois este compra produtos e serviços necessários para sua vida enquanto aquele compra muito além daquilo de que precisa.

O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas que juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir a indiferença social, a falta de  recursos financeiros, a baixa autoestima, a perturbação emocional e outros.

As consequências ruins ao consumista são: processos de alienação, exploração no trabalho, multiplicação de supérfluos (que contribuem para o processo de degradação das relações sociais e entre sociedades) e a oneomania (que é um distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro. É mais comum nas mulheres, tomando uma proporção de quatro por um). Além disso, o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.

tempos modernos

O filme Tempos Modernos é uma sátira à vida industrial e o capitalismo americano, TEMPOS MODERNOS é o primeiro filme em que Charles Chaplin utilizou efeitos sonoros que até então eram pouco conhecidos.
A produção é de 1936, Chaplin atua e dirige o filme.
Neste filme Charlie Chaplin é um desastrado funcionário de uma fábrica supermoderna que entra em crise nos Estados Unidos.
Durante o filme Chaplin passa por diversas situações hilariantes que mostram claramente a depressão americana e a crise de 29, também as linhas de produção e o sistema capitalista industrial.
Antes de se tornar um clássico do cinema, o seu filme  significava uma ameaça ao sistema industrial, que não foi bem aceita pelo governo americano, fazendo com que Chaplin fosse convidado a se retirar dos Estados Unidos.
Vários anos depois o filme de Chaplin serve como uma crítica a sociedade capitalista, fazendo com que Chaplin se tornasse um dos maiores mitos do cinema e seu filme uma verdadeira revolução cinematográfica.

 Chaplin numa atitude inocente de querer entregar ao dono uma bandeira caída no chão sem querer acaba se tornando um dos líderes do movimento grevista, após isso , mais uma vez é preso. Chaplin no decorrer do filme é preso aproximadamente 7 vezes.
Como um protótipo de trabalhador americano seguindo seus horários determinados , o almoço não poderia atrasar, mesmo quando seu chefe estivesse preso em uma máquina. Característica das linhas de montagem onde os horários não poderiam ser desrespeitados.
A cansativa rotina na esteira de produção faz com que Chaplin enlouqueça. Funcionários de fábricas americanas, nesta época trabalhavam até 12 horas com uma remuneração baixíssima.

Ótimo resumo para trabalhar a revolução industrial





 












Chaplin com a sua amada, depressão , tristeza e pobreza. Características marcantes dos filmes de Chaplin.


Frases da importância do ensino da História

“A  história procura especificamente ver as transformações pelas quais passaram as sociedades humanas. A transformação é a essência da história; quem olhar para  trás, na história de sua própria vida, compreenderá isso facilmente. Nós mudamos constantemente: isso é válido para o indivíduo e também a sociedade. Nada permanece igual, e  é através do tempo que se percebe as mudanças.”6°

 “A história estuda os seres humanos e suas relações sociais ao longo do tempo e em diferentes lugares.”7ª

“História é um processo contínuo de fatos, ou  seja  um diálogo interminável entre presente e o passado”



“Quando falamos de história, temos o costume de nos refugiar no passado. É nele que se pensa encontrar o seu começo e o seu fim. Na realidade, é o inverso: a história começa hoje e continua amanhã. 7ª

“A história faz parte do nosso dia a dia, querendo ou não todo dia se faz história, e através da história podemos identificar, o caráter, a índole de uma pessoa, de um povo e de uma nação, resumindo não há um fato se quer que aconteça no mundo, seja ele de que origem for que não venha a ser registrado pela história.”8ª

Carnaval

Carnaval

O carnaval é uma festa popular, que além do Brasil outros países europeus também comemoram. Nas diversas cidades brasileiras o carnaval ocorre geralmente no mês de fevereiro, iniciando-se no sábado e terminando na quarta-feira de cinzas. É uma festa que exalta o desabafo popular, o humor das multidões que cantam suas dores e alegrias. Antigamente era feito por blocos nas ruas e mais tarde passou a ser festejado também em clubes para pessoas de classe econômica mais abastada.

De onde veio o Carnaval

A estação das flores sempre foi recebida com entusiasmo. Afinal, ela representa uma renovação da natureza. Desde a Grécia antiga, os agricultores viam este período do ano como uma espécie de renascimento e davam as boas vindas à primavera com grandes festas. As raízes do carnaval são associadas às estas celebrações. No Império Romano a comemoração era chamada de (saturnália) e aconteciam em reverência a Saturno, Deus da Agricultura. Com oito dias de duração, de 17 a 24 de dezembro, época de inverno do hemisfério norte, a festa servia para pedir sorte na colheita, o que só iria acontecer na primavera. Nesse período, as pessoas se visitavam e trocavam presentes. Havia cerimônias religiosas, banquetes públicos e desfiles de carros que tinham a forma de barcos, os carros navalis . O carnaval de Veneza é descendente direto dessa festa. A saturnália romana incorporou-se ao calendário de festas cristãs no século IV. Até hoje nos países católicos, incluindo o Brasil, o carnaval se realiza nos últimos dias antes da quarta feira de cinzas, o primeiro dos quarenta dias da quaresma. Período de jejum e de penitência, a quaresma prepara as pessoas para a Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Mas porque a data do carnaval varia de ano? Ela está atrelada ao domingo de Páscoa, marcado de acordo com o ciclo lunar. No hemisfério Sul, o domingo de Páscoa é o primeiro depois da lua cheia do outono. Para estabelecer a data do carnaval, contam-se quarenta dias para trás, a partir da Páscoa. Os exageros das festas carnavalescas durante a idade média viraram um contraponto à introspecção da quaresma. Por causa disso, surgiram as expressões latinas carnem levare e carnelevarium (ambas significam tirar a carne), que também podem ter originado o termo carnaval. Foi essa a tradição medieval trazida pelos portugueses.


          Que em 2012  a gente    possa fazer  ainda mais amigos; trocar   ainda mais ideias; plantar e colher ainda mais sorrisos, conquistas, histórias, cuidar ainda mais do planeta, de si, do outro; propor ainda  mais   questões;  buscar  mais respostas; enfim, que a gente possa aprender e ensinar muito mais! E que em 2012  possamos pensar juntos. Profª : Enetilde.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

HISTORIA DE PIRATUBA

HISTÓRIA DE PIRATUBA
   1)     No início do século XX o Brasil resolveu construir uma ferrovia que ligasse o sul do país até o centro, visando resolver o problema da colonização do sul, queestava abandonada pelo governo e era cobiçada pela Argentina.
       Nosso município era uma grande área de florestas, com muitos animais. Há indícios de que essa área já foi habitada por tribos indígenas, mas não existem registros oficiais sobre eles. 

      2)  Operários que trabalhavam na construção da estrada de ferro formaram o primeiro povoado, situado as margens do Rio do Peixe. Para a construção da ferrovia uma parte das florestas nativas foi desmatada.





       3)  A partir de 1913, seguindo os trilhos da estrada de ferro, colonos de origem alemã e italiana, começaram a sair do Rio Grande do Sul e vir para Santa Catarina, porque as terras lá estavam se esgotando. Esses primeiros moradores também se instalaram as margens do Rio do Peixe, dando continuidade ao povoado.
       4)   Formou-se então, a Vila do Rio do Peixe, que pertencia ao município de Campos Novos. Além de colonos alemães e italianos, portugueses, índios e caboclos também colonizaram a região. Em 1943, a vila passou a se chamar Piratuba, que em tupi- guaranisignifica “abundância de peixes”.

    5)   Em 18 de fevereiro de 1949, Piratuba foi elevada a município, e seu território era bem maior que hoje, compreendendo o que hoje são os municípios de Ipira e Peritiba.
     6) Um fato que modificou muito a nossa cidade, aconteceu em 1964. A empresa Petrobrás perfurouum poço para encontrar petróleo, mas a 674 metros de profundidade  foram encontradas as águas sulfurosas, que deram origem as piscinas de águas termais. Esse fato fez com que Piratuba se transformasse num importante polo turístico.
    7)  Hoje, além das águas termais, os turistas são atraídos pelo lago da UsinaMachadinho, que trouxe uma grande mudança na paisagem e no povoamento do município. 
      8)   A agricultura, o turismo, o comércio e a pecuária são as principais fontes de renda domunicípio, que a cada dia evolui mais.
   9) Nossa   cidade é acolhedora. Bonita e florida. Visitantes de todas as idades descansam neste pequeno paraíso. Além do lazer e descanso propiciado pelo lugar, as águas termais possuem ótimas propriedades para tratamento e prevenção de doença.


 11)A região de Piratuba é montanhosa. Muito verde nas encostas. Propício para a prática de esportes radicais. A cidade conta com uma boa rede hoteleira.Para quem procura sossêgo, Piratuba é um lugar ideal
10)Nas piscinas da Estância Hidromineral, um jato de água de 30 metros de altura encantam as pessoas que frequentam suas águas. Várias piscinas com infra-estrutura estão a disposição dos visitantes.