Relógio para Blog

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Origem de Roma II


Imigração


Origem de Roma I


Um pouco da história de Aleijadinho



Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de obras portuguesas. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.

Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais. 
Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de Assis,  Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro Preto). 
Já com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte. É deste período o conjunto de esculturas A Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo. O trabalho artístico formado por 66 imagens religiosas esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro. 
A obra de Aleijadinho

A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.
Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). O conjunto de sua obra foi reconhecido como importantes muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.

terça-feira, 24 de abril de 2012

A Mesopotânia


A MESOPOTÂMIA

VÁRIOS POVOS MUITOS CONFLITOS

Vamos conhecer um pouco da história dos povos que dominaram a Mesopotâmia e suas principais realizações. Alguns desses povos conseguiram constituir  grandes impérios dominados povos vizinhos. Resumo de  História ( acompanhar na lousa )
 1)No oriente Médio, onde hoje se localiza o Iraque, desenvolve-se, na Antiguidade, uma brilhante civilização egípcia. Como aí a pedra era rara, os monumentos foram construídos com tijolos e não resistiam ao tempo
2) A denominação de Mesopotâmia para a região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates foi dada pelos gregos antigos e significa “ terra entre rios” Devido esta localização geográfica, banhado por rios isso ajudou muito na civilização ao qual desempenhou papel importante na história dos mesopotâmicos.
3) Os antigos povos da Mesopotâmia davam nomes às regiões em que habitavam: 1) A  Suméria correspondia ao sul, próximo ao golfo Pérsico. 2) O país de Acad ficava ao centro, no curso médio dos rios. 3) A Assíria localizava-se ao norte, próximo das nascentes dos rios. Ver mapa pg 15.
 4) Os rios Tigres e Eufrates sofriam períodos de cheias, que se iniciavam em março época em que o gelo das montanhas da Armênia começava  a derreter. O aumento dos   volume das águas provocava inundações, principalmente no sul. Quando ás águas baixavam muitas áreas se transformavam em pântanos.( terra baixa e alagadiça)
5) Os mesopotâmicos acabavam por desenvolver um complexo sistema hidráulico, para dessecar (retirar a água) os pântanos e armazenar água para o período das secas. Com essas medidas e a construção de diques e canais de irrigação tornou-se possível o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio.
6) A Mesopotâmia estava muito menos isolada do que o Egito. Constantemente, diferentes povos atravessavam-na ou nela se instalavam como conquistadores. Por isso, na Mesopotâmia sucederam grandes impérios e sua história é agitada e sangrenta.
7)A  primeira civilização a se instalar na Mesopotâmia foi dos sumérios, por volta de 3.500  a. C. A eles é atribuída a criação de um sistema de escrita, denominada cuneiforme usado pelos outros povos que dominavam a região. Tempo depois, foi a vez dos Acádios, povo vindo do deserto da Arábia e que se estabeleceu no curso médio dos rios.
8)Aproximadamente em 2.000 a.C ., os acádios foram dominados pelos amoritas, que fundaram um grande império, conhecido como Império Babilônico. Ao norte da Mesopotâmia viviam os assírios, um povo guerreiro que possuía um poderoso exército. Eles acabaram por dominar toda a região, tratando com crueldade os povos dominados.
9) Por fim, a Mesopotâmia foi dominada pelos caldeus, que fizeram renascer o Império Babilônico.
10)Agora você irá pesquisar aspectos culturais e o que deixaram como legados para as outras civilizações.
11) Também  ira realizar uma leitura sobre o código de HAMURABI. Conceituar o que era este código.
1)       Quais eram as regiões em que se  dividia a Mesopotâmia?
2)       O que permitiu aos mesopotâmicos desenvolver a agricultura e o pastoreio?
3)       Por que a história da Mesopotâmia é agitada e sangrenta?
Fazer no caderno.

O Homem na Terra




HÁ TRÊS MILHÕES DE ANOS: O HOMEM APARECEU NA TERRA.

1-Pré-história é a grande etapa que se iniciou com o aparecimento do primeiro homem, há aproximadamente três milhões de anos, e terminou com a criação da escrita, por volta de 4.000 Ac.
Desde seu aparecimento na Terra, e durante esse longo período, o homem foi acumulando conhecimentos e aperfeiçoando seus instrumentos; aprendeu a utilizar e a produzir fogo.
Desenvolveu formas de expressão oral, criou a agricultura, desenvolveu-a e tornando-se sedentário.

2- Devido à ausência de documentação escrita do período pré-histórico, para conhecê-lo precisamos analisar os vestígios deixados nas cavernas e nas regiões ocupadas pelo homem daquela época: instrumentos, armas, restos de alimentos, fósseis, etc.
3- QUEM ERAM OS PRIMEIROS HOMENS? ONDE SURGIRAM? QUAL A SUA APARÊNCIA? ERAM SEMELHANTES A NÓS? COMO VIVIAM?
4- Quem respondeu a essas perguntas foi um cientista CHARLES DARWIN, que viveu no século passado ( século XIX). De acordo com ele, , na natureza existiria uma seleção natural entre as espécies. Em cada uma delas, os grupos que tiveram características que os ajudassem a se adaptar melhor à natureza teriam mais chance de sobreviver e reproduzir-se.
Assim, ao longo do tempo, as espécies vegetais e animais foram se transformando, ou evoluindo. Com o homem não poderia ser diferente.

5- PESQUISAS:
Segundo os pesquisadores, os primeiros hominídeos surgiram na continente africano. São conhecidos como australopithecus, e não tinham mais do que  um metro de altura. Caminhavam sobre os dois membros inferiores, adquirindo, dessa forma, uma postura bípede.


6- Há aproximadamente dois milhões de anos, surgiu o HOMO HABILIS ( homem habilidoso). Seus fosseis foram encontrados, pela primeira vez, na África Oriental. Seu cérebro era maior do que o do Australopithecus e ele foi  primeiro a produzir artefatos em pedra lascada, como   machados de mão usados para cortar a carne dos animais.

7- Há aproximadamente 01 milhão e 220 mil anos, surgiu o  HOMO  ERECTUS. Seus fósseis mais antigos foram encontrados mais tarde, também foram achados na  Ásia e na Europa. Sua coluna vertebral era quase igual à do homem de hoje.





 8- Abrigava-se em  cavernas; adaptou-se em diferentes regiões; fabricava  raspadores, machados, facas de pedra, aprendeu a utilizar e a produzir o fogo.
Há aproximadamente 300 mil anos surgiu o HOMO SAPIENS  ( HOMEM SÁBIO).Seus vestígios foram encontrados na Europa, Ásia e África. Depois, foram descobertos na Europa fósseis do Homem sapiens, que viveu há cem mil anos e é considerado o mais característico do homem atual..
9-A espécie á qual pertencemos, o homo sapiens, surgiu por volta de 70 mil anos. Seus vestígios foram encontrados em várias partes do mundo, inclusive na América e Oceania.


Então a etapa compreendida entre o aparecimento do homem  e a invenção da escrita é denominada de pré-história. Este termo não é muito adequado. Nesse período, o mais longo da vida da  humanidade, ocorreram, lentamente, muitas mudanças, tendo início a história do homem. Costuma-se dividir a pré-história em dois períodos: o PALEOLÍTICO,  o mais antigo e de maior duração, também conhecido como da Pedra Lascada, e o Neolítico, ou Pedra Polida.
PALEOLÍTICO- A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA.

NEOLÍTICO – A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA ( A AGRICULTURA PASSA   A SER A GRANDE ALTERNATIVA DA HUMANIDADE)  Conceituar teoria da evolução.

Questionário sobre a Primeira Guerra Mundial


Questionário


1)      Dê o significado das expressões abaixo:

a- Pan Eslavismo
União de todos os países Eslavos da Europa, sob a direção Russa.

b- Pan Germanismo
União de todos os países Germânicos da Europa, sob a direção Alemã.

c- Revanchismo Francês
Isto se deu por causa da unificação alemã, em 1871, e os franceses não conseguiram esquecer que a unificação da Alemanha fora feita à custa de uma guerra contra seu país.

d- Paz Armada
Ao raiar do século XX os líderes dos principais países estavam se preocupando com a produção de novos e mais sofisticados equipamentos de guerra, Até aí a guerra era mais de palavras...

e- Tríplice Aliança
Com intuito da neutralização francesa a Alemanha busca conquistar aliados de peso como o Império Austríaco e a Itália. (os requisitos para esses “aliados de pesos”, não era somente ser uma potência política, mas tinha que estar em pontos estratégicos)

f- Tríplice Entente   
Foi organizada para se defender das Alianças das Potências Centrais (ou Tríplice Aliança) faziam parte da Tríplice Entente a Inglaterra, Rússia e França.

g- Crise de Marrocos
Marrocos é um africano, e não poderia fugir da regra. Os países africanos eram subdesenvolvidos e sempre precisaram de “ajuda” de países mais ricos ou países europeus. Mas como vários outros países africanos Marrocos é rico em ouro, petróleo, diamantes e demais minerais. Até aí tudo bem, já seria motivo talvez para a completa invasão de algum outro país, mas Marrocos também está localizado as margens do Oceano Atlântico. Então aos olhos dos países europeus Marrocos era um prato cheio, ele oferecia ouro, diamantes e petróleo, e também o controle do comercio marítimo. Enfim... Todos queriam pelo menos uma pequena participação da conquista de Marrocos (isso também explica o porquê dos países pequenos entrarem na guerra). Claro que tudo isso é pelo poder. Em resumo tudo aconteceu por causa da industrialização.

“O Imperialismo é filho do Industrialização, e a guerra é consequência do Imperialismo”


h- Tratados de Versalhes
É um tratado de paz, que aconteceu aproximadamente no ano de 1918 – 1919, que tinha por base culpar os alemães pela guerra e o fazendo assumir toda a responsabilidade e danos causados pela guerra.



i- Liga das Nações
Instituição fundada no ano de 1919, pelo então presidente americano Woodrow Wilson, tinha como principal objetivo de manter a paz mundial.


2) Qual é o objetivo das Alianças?
O objetivo principal das alianças era de estabelecer grande potência política e bélica, para contra atacar países rivais e também para defender países aliados.

3) Relate o fato que serviu de estopim para deflagrar a Primeira Guerra Mundial.
Em 28 de junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado por um grupo de terroristas intitulado “Mão Negra”. Dando início assim a um conflito entre apenas dois países (Áustria e Rússia). Mas como o “Mundo Europeu” só estava aguardando uma oportunidade para tomar Marrocos ou para se vingar (enfraquecer) de outros países. Não perderam tempo, nesse mesmo ano de 1914 cada país tomou o seu partido procurando saciar seus interesses políticos e econômicos, inicializando assim a Primeira Guerra Mundial.

4) Quais as penalidades impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes?
-          Foram responsabilizados pela guerra;
-          Obrigados a pagar pesadas indenizações aos vencedores;
-          Cederam parte do seu território;
-          Devolviam à França, à Alsácia-Lorena;
-          Cederam suas colônias na África;
-          Entregaram a Inglaterra e a França todo material de guerra e maquinas, e ficaram proibidos de se rearmar.

5) Por que a Liga das Nações não conseguiu conquistar seus propósitos?
Foi um fracasso total desde o início, tudo por falta de organização e seriedade, como exemplo disso o próprio governo dos Estados Unidos (do qual surgiu o projeto) não quis tomar parte da organização, tornando assim uma instituição falida.

6)Sintetize os motivos que levaram os Estados Unidos a emergir como grande potência mundial após a Primeira Guerra Mundial.

“Financiador da Pós Guerra”
Este é o termo que eu uso para explicar como os Estados Unidos se tornou a maior potência mundial.
Como consequência da guerra não sobrou muito dos países europeus. E então surge os Estados Unidos, forte e intacto (por não ter sofrido nenhum efeito da guerra) oferecendo o seu capital aos países europeus para se reestruturarem. Sendo assim o Financiador dos países atingidos pela guerra.





Conclusão:

O que todos estavam querendo, mas que só os Estados Unidos conseguiram é:
“TER O MUNDO NA PALMA DA MÃO”.


Surgimento do homem





PRÉ - HISTÓRIA
Período da existência humana na Terra anterior à invenção da escrita (por volta de 4000 a.C.). Também conhecida como Idade da Pedra, é o período no qual os humanos utilizavam ferramentas e armas feitas de pedra, ainda não usavam metais.
O início da Idade de Pedra varia de região para região. Na África, esse período começou há 2.5 milhões de anos; na Ásia, há 1.8 milhões; e na Europa há 1 milhão de anos. Em áreas mais desenvolvidas como a Eurásia, o final da Idade da Pedra ocorreu entre 4000 e 3000 a.C. Nas Américas, este período começou com a chegada dos homens ao Mundo Novo, há 30.000 anos, e terminou aproximadamente em 2500 a.C.
Até 1920, a natureza e os eventos da Pré-História eram uma área de estudos da Arqueologia, mas atualmente passou para o campo de Estudos Históricos. 
AS ORIGENS DO HOMEM
Segundo os cientistas, o planeta Terra existe há quase 5 bilhões de anos, e o homem 3 milhões no máximo.
5 bilhões de anos: surgimento da Terra
4 bilhões de anos: surgimento dos seres vivos
500 milhões de anos: surgimento da vida nos mares
250 milhões de anos: surgimento de répteis (dinossauros) e primatas (ancestrais da espécie humana)
Macaco        
PRIMATA - diferenciam-se pela capacidade de usar os polegares e manter o corpo ereto; a diferença está no cérebro      
Homem
4 milhões de anos: surgimento dos primeiros hominídeos (África) e Australopithecus
1 milhão e 800 mil anos atrás: surgimento do Homo erectus (ancestral da espécie atual)
    • Neanderthal (Alemanha)
    • Cro-Magnon (França)
250 mil anos: surgimento do Homo sapiens

Índios do Brasil: Vida em comunidade e contato com natureza


Introdução 
Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia).
Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.
A sociedade indígena na época da chegada dos portugueses. 
O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época, graças a Carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral ) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.
Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).
Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha. Na Carta de Caminha é relatado que os índios se espantaram ao entrar em contato pela primeira vez com uma galinha.
As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.
Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações (oca). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribos. O urucum era muito usado para fazer pinturas no corpo.
A organização social dos índios
Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.
Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique. O pajé é o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses. Ele também é o curandeiro, pois conhece todos os chás e ervas para curar doenças. Ele que faz o ritual da pajelança, onde evoca os deuses da floresta e dos ancestrais para ajudar na cura. O cacique, também importante na vida tribal, faz o papel de chefe, pois organiza e orienta os índios. 
educação indígena é bem interessante. Os pequenos índios, conhecidos como curumins, aprender desde pequenos e de forma prática. Costumam observar o que os adultos fazem e vão treinando desde cedo. Quando o pai vai caçar, costuma levar o indiozinho junto para que este aprender. Portanto a educação indígena é bem pratica e vinculada a realidade da vida da tribo indígena. Quando atinge os 13 os 14 anos, o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta.
Os contatos entre indígenas e portugueses
Como dissemos, os primeiros contatos foram de estranheza e de certa admiração e respeito. Caminha relata a troca de sinais, presentes e informações. Quando os portugueses começam a explorar o pau-brasil das matas, começam a escravizar muitos indígenas ou a utilizar o escambo. Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho. 
O canto que se segue foi muito prejudicial aos povos indígenas. Interessados nas terras, os portugueses usaram a violência contra os índios. Para tomar as terras, chegavam a matar os nativos ou até mesmo transmitir doenças a eles para dizimar tribos e tomar as terras. Esse comportamento violento seguiu-se por séculos, resultando no pequenos número de índios que temos hoje.
A visão que o europeu tinha a respeito dos índios era eurocêntrica. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia. Foi assim, que aos poucos, os índios foram perdendo sua cultura e também sua identidade.
Canibalismo

Algumas tribos eram canibais como, por exemplo, os tupinambás que habitavam o litoral da região sudeste do Brasil. A antropofagia era praticada, pois acreditavam que ao comerem carne humana do inimigo estariam incorporando a sabedoria, valentia e conhecimentos. Desta forma, não se alimentavam da carne de pessoas fracas ou covardes. A prática do canibalismo era feita em rituais simbólicos. 


Religião Indígena
Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo. Algumas tribos chegavam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais. Isto mostra que estas tribos acreditavam numa vida após a morte.


BRASIL ANTES DE SER BRASIL

Antes que chegasse em enormes caravelas, trajando grossas roupas feitas de um tecido impróprio a um clima tropical, empunhando espadas e cruzes, símbolo de um deus desconhecido, eram mais de 5.000.000 de seres humanos, que viviam em um vasto território conhecido por vários nomes e vários povos. Hoje são  menos de ...... não sabemos o certo. Estão por aí......
Quinhentos e doze anos de um confronto  genocida praticamente erradicaram tais povos deste território batizados pelos seus algozes de Brasil, deixando apenas vestígios destes antigas civilizações. Hoje, após a descoberta de ”Luzia”, uma mulher de mais ou menos 60.000 anos, sabe-se que a vida humana no continente americano é muito menos recente do que se imaginava, e que provavelmente, o povo deste espaço não se deu a partir da Ásia como os estudiosos há acreditavam, pois “Luzia” tinha traços de negra, traços africanos.
Os povos indígenas que habitavam  o hoje território brasileiro, eram divididos em troncos linguísticos, dos quais destacava-se os Jês, os Nu aruak, os Karibi,  e os Tupis. Por habitarem o litoral, e terem sido os primeiros a entrar em contato com o invasor português, o termo Tupi foi generalizado para todas as tribos indígenas, o que é uma forma eurocêntrica de pensar estas sociedades classificando-as como monolíticas e não complexas. O próprio termo ÍNDIO, reflete a ignorância a respeito destas sociedades, não entendendo estes povos como legítimos representantes de uma sociedade, preferindo tratá-los como povos já conhecidos e colonizados. Como disse o cacique Raôni, da tribo Kaiapó,” índio é quem nasce na Índia, eu sou KAIAPÓ !!!
O eurocentrismo, ou seja, a forma de ver outras sociedades através dos olhos do europeu, gerou mitos e preconceitos a respeito das sociedades indígenas, que em muitos casos repercutem ainda hoje. Sobre os índios já foi dito quase toda a sorte de  impropérios e pérolas racistas que se pode dizer, eles estão por aí

Onde estão os Índios?

Onde os Índios Estão?

Índio cadê teu
apito
Cadê tua
terra
Tua cultura e luz?
Onde está tua mata
Tua
caça
Tua pesca
Teus costumes enfim?
O que de bonito trazias em si?
Onde está tua língua
Tua
dança
Tua música
O poder de curar?
As receitas silvestres
As
armas e festas
Que tu vieste brindar?
Onde está tua vida
Tua inocência e graça
A
tinta na cara
A maneira de amar
Bichos,
plantas natureza,
Sem deles  zombar?
Sem os destruir.
Volte à
fogueira
O ritual curandeiro
As ofertas aos Deuses
Pra que a
chuva viesse abençoar
E em paz deitavas na
rede
Comendo teu peixe sem se preocupar.
Choras agora a destruição...
Do teu viver
A
natureza
Que arrancam com as mãos
Índio onde está a tua força?
A tua cor e o teu mistério?
Pajé escondido em próprios artelhos
Infâmia amordaça sua

E dizem ainda: somos Brasileiros!
Pena que índio, não saberão como é ser!